OUTROS SITES EM DESTAQUE RIO
Primeira Página

Delfines Setubal


Intodução

Principais Caraterísticas

Reproducão

Alimentação e Caça

Morfologia

Ecolocalização

Habitat

Organização Social

Introdução

Os Golfinhos são também chamados de Roazes Corvineiros. Este nome de Roazes Corvineiros, é um nome que lhes foi dado pelos pescadores locais, pelo facto dos golfinhos lhes roerem as redes na tentativa de lhes roubarem os peixes presos nas suas malhas. Se roem, são Roazes, e assim lhes ficou o nome. Corvineiros porque um dos seus alimentos preferidos é a corvina, um peixe que tem por hábito vir desovar e desenvolver-se no estuário, até á idade de voltar ao mar.

O seu nome cientifico é Tursiops Truncatos, e é uma das 32 espécies de golfinhos conhecidos, para além de ser a que atinge maiores dimensões á excepção da orca que chega a ultrapassar os nove metros, e que por incrível que pareça pertence á mesma família, e não á das baleias como erradamente se pensa. 

O Golfinho é portanto um cetáceo e um mamífero marinho, e não um peixe, embora viva toda a sua vida dentro de água não necessitando de vir a terra em nenhuma fase da sua vida, nasce, cresce, reproduz-se e morre sempre dentro de água.

Esta comunidade de golfinhos do estuário do Sado é a única sedentária e residente no País, uma das raras que existem na Europa, e no mundo inteiro, daí a sua importância. Era também muito mais numerosa. Há cerca de vinte anos contava com cerca de 50 indivíduos, mas o número de habitantes tem vindo a diminuir, e actualmente, está reduzida a menos de 40. 

Pensa-se ainda que alguns destes indivíduos poderão ser provenientes do estuário do Tejo, onde até aos anos 60 se podiam avistar grupos de golfinhos que utilizavam esse estuário como seu habitat, porém, porque os índices de poluição, o tráfego marítimo e a progressiva degradação da qualidade da água foram aumentando, abandonaram definitivamente o rio Tejo, onde nunca mais foram vistos.

E o que se teme que possa vir a acontecer no estuário do Sado, pois é sabido, que esta comunidade de golfinhos só continuará aqui residente enquanto as condições o permitirem e o e alimento abundar, daí a preocupação com que várias associações de protecção destes mamíferos marinhos encaram este problema.


Vídeos da Região

Setúbal, o canto azul de Portugal. Video promocional 2016.
A peninsula de Tróia. Filme institucional do Troiaresort
Arrábida da Serra ao Mar. Um documentário a não perder!
Al-Rábita - A Serra e o Homem. A riqueza do património cultural da região
Setúbal é um mundo! Video promocional da região de Setúbal, uma das mais belas baías do Mundo

Notícias e Novidades

12 Fev 2016

Setúbal preside ao Clube das Mais Belas Baías do Mundo

VER MAIS »

11 Set 2014

Associação Sol com os Golfinhos do Sado - reportagem SIC

VER MAIS »

Subscreva a nossa Newsletter

deixe-nos o seu email para receber as nossas novidades e promoções!

  Imprima aqui o nosso Flyer!

 Copyright © NAUTUR.com 2017

Desenvolvido por Optimeios